Pages

Pages - Menu

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O cristão, a garagem e o carro


“Ir à igreja não faz de você um cristão, da mesma forma que ficar numa garagem não faz de você um carro.

Li esta frase há alguns anos, e ela tem ressoado mais forte ainda nestes últimos dias, quando meus olhos contemplam coisas que me deixam perplexo, mas não me assustam mais. Já era sabido que escândalos, dissenções, discórdias, abandono da fé, lançar mão do arado entre outros, viriam a acontecer.

É engraçado ver que algumas pessoas acham que já estão salvas, porque um dia confessaram a Cristo” E agem, pensam, falam levantando o escudo com os dizeres “Sou salvo! Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (ainda usam texto fora do contexto para arrumar um pretexto – “Exegese errada, hermenêutica herética”). Revelações questionáveis surgem no meio do povo, no meio da igreja… Revelações baseadas em textos fora de seu contexto para se tomar decisões humanas, para se justificar atitudes de quem decorou o Salmo 23, mas ainda não passou pela experiência de encontrar o Bom Pastor.
Tomar a ceia não garante salvação – pelo contrário, dependendo como você está, tomando a ceia, se coloca ainda mais em condenação. O apóstolo S. Paulo deixa claro isto em uma de suas cartas.
Das 10 virgens, somente 5 prudentes subiram, e 5 loucas ficaram. O que me assusta neste texto é que todas elas tinham a botija… O que, pra mim, significa que todas tiveram acesso às mesmas coisas, ouviram as mesmas coisas – e mesmo assim 5 resolveram andar de qualquer forma, achando que o fato de terem as botijas garantiria a elas estarem com o noivo.
Os ditos fariseus, da época de Jesus Cristo, se achavam corretos, por analisarem cada detalhe de cada atitude em conformidade com as escrituras. Foi o grupo no qual Jesus mais criticou, mais condenou. Jesus deixa claro que ser severo demais não levará ninguém para perto do Senhor. A severidade não nos torna mais santos. A severidade, por mais pesada que seja, jamais será suficiente perto de um Deus Santo.
Paro por aqui, e deixo a pergunta no ar para todos os que quiserem refletir um pouco a respeito: O que é realmente ser cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário